Por
Equipe Finch
05/12/2022
A dívida é uma obrigação de dar, fazer ou pagar algo a outra pessoa. Quando o devedor não cumpre sua obrigação, o credor fica bastante prejudicado. Existem várias formas de rever uma dívida. Por exemplo, se o credor for uma financeira ou um escritório de cobrança, existem metas, réguas de cobranças e um alto volume de informações para administrar.
Nesse cenário, é preciso encontrar maneiras de resolver a situação. Mas como receber uma dívida?
Problemas com inadimplência e formas de evitá-la
O credor precisa recuperar o crédito o mais rápido possível. Mas como agilizar que esse crédito retorne para o credor? Quais formas coercitivas podemos aplicar? Os problemas da inadimplência são muitos. Em uma instituição financeira, por exemplo, o fluxo de caixa é primordial para investimentos e giro do negócio, sendo sempre evitadas as ações judiciais para não haver imobilização da dívida. Em tempos de crise econômica, o número de devedores aumentou bastante. Já os escritórios de cobrança precisam da agilidade na conquista de comprovação de mora e documentos essenciais para entrar com a ação judicial.
Existem algumas maneiras de diminuir a régua (tempo) da inadimplência. Veja algumas a seguir:
Estipular uma rotina de cobrança, definindo um período específico para analisar a inadimplência do escritório e efetuar as cobranças; padronizar a forma de cobrança (ligação, e-mail, mensagens por aplicativo) para maior organização da rotina; contar com um serviço dedicado especificamente para a recuperação do crédito.
estipular uma rotina de cobrança, definindo um período específico para analisar a inadimplência do escritório e efetuar as cobranças;
padronizar a forma de cobrança (ligação, e-mail, mensagens por aplicativo) para maior organização da rotina;
contar com um serviço dedicado especificamente para a recuperação do crédito.
Mesmo adotando essas práticas, os escritórios de cobrança e as financeiras ainda enfrentam outros problemas para receber uma dívida. Neste contexto, surge o e-BPO e as atividades pré-litígio.
O que é e-BPO?
O e-BPO é a terceirização de processos de negócios por meio digital. O escritório de cobrança ou a própria instituição financeira contrata outra empresa para realizar um processo interno que, geralmente, não é a sua atividade primária.
A Finch, por exemplo, reúne estrutura, expertise e tecnologias sofisticadas para oferecer uma série de produtos especializados no contexto jurídico com ferramentas digitais. Essa entrega de produtos se dá de forma integrada por uma plataforma própria com soluções de software.
Seus serviços realizados no âmbito extrajudicial automatizam qualquer tramitação de documentos com validade probante. Atuando de forma completa (end-to-end) e integrada, o e-BPO da Finch envolve desde o recebimento das informações - via remessas de dados eletrônicos, passando pela formalização e controle de obrigações, até o controle do fluxo de informações e atividades vinculadas aos processos (ações judiciais).
Nestes serviços, se inserem as atividades pré-litígio, que respondem diretamente à pergunta como receber uma dívida. Confira a seguir.
Como receber uma dívida com atividades pré-litígio
Quando o credor opta pelo e-BPO, deve compreender como a empresa terceirizada atua para reaver os valores atrasados. Assim, ele não precisa se preocupar em como receber uma dívida.
Com o e-BPO e as atividades pré-litígio, o processo de cobrança é padronizado e organizado com as melhores práticas. As atividades pré-litígio são serviços que podem ser muito úteis na hora de receber uma dívida. São excelentes soluções para que a recuperação de crédito tenha mais êxito e os escritórios recebam tais valores atrasados.
Conheça algumas atividades pré-litígio a seguir:
Notificação extrajudicial
É uma carta registrada com aviso de recebimento (notificação moral) ou uma notificação via cartório na comarca do devedor (notificação especial) que serve para informar ao devedor a inadimplência e o descumprimento da obrigação
Protesto
Ato formal e solene que prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida. O e-BPO faz o recebimento da demanda do cliente e envia física ou digitalmente os títulos e outros documentos de dívida para os Cartórios de Protesto.
Registro Eletrônico de Documentos
Forma de registrar um documento eletronicamente para fins de conservação e perpetuidade. O e-BPO usa uma automação para o envio de documentos ao cartório, o que permite o registro eletrônico sem impressão ou envio físico.
Email registrado
Mensagem eletrônica certificada (veracidade confirmada) protegida contra alterações, seja em relação à identificação do emissor e/ou do receptor da mensagem, seja em relação à data e hora do envio, conteúdo, anexos e leitura.
Kit de Ajuizamento
Montagem eletrônica dos documentos necessários para o ajuizamento de uma ação. Pode ser composto por Notificação, Certidão, Contrato, Telegrama ou AR, Planilha de Custo, etc.
Percebe como todas essas atividades ajudam em como receber uma dívida? Desde o surgimento da dívida, quando o prazo para o pagamento expira, até o encerramento (que pode se dar pela cobrança judicial), o e-BPO pode atuar facilitando o recebimento.
Inclusive, essas são algumas atividades que a Finch oferece no processo de cobrança. Com a integração da tecnologia no processo, por meio das nossas soluções de software, a interação com o devedor em toda a jornada da dívida é maior. Dessa forma, ajudamos nossos clientes a terem êxito no recebimento de uma dívida.
Mesmo que o credor saiba como receber uma dívida, essa atividade é muito secundária em sua rotina. Além disso, nem sempre ele possui ferramentas que tornem essa tarefa fácil. O ideal, então, é terceirizar a função para especialistas que dominem como lidar com a inadimplência de forma rápida e eficiente.