Por
Gabrielle Lacerda, Ana Favaretto
17/06/2025
Vivemos um momento em que o jurídico das empresas está cada vez mais exigente, automatizado e conectado à estratégia do negócio. Nesse cenário, o processo de cadastro deixou de ser apenas uma etapa operacional e passou a ser peça-chave para garantir agilidade, qualidade e resultados reais na gestão processual e para o negócio. E para que essa engrenagem funcione com excelência, é fundamental adotar uma cultura de melhoria contínua focado na geração de valor. Na Finch, enxergamos a operação de cadastro como um organismo vivo, que se adapta, aprende e evolui a cada novo desafio. O nosso compromisso com a qualidade não está apenas na entrega final, mas em todo o percurso para garantir que cada informação cadastrada seja assertiva e utilizada estrategicamente na condução processual, com foco na geração de valor.
A Operação de Cadastro como um organismo vivo
Cada cliente traz consigo especificidades, regras de negócio, particularidades processuais e diferentes formas de atuar no meio jurídico. Por isso, o cadastro precisa ser inteligente e dinâmico, com fluxos ajustáveis e times capacitados para atuar com a complexidade da operação.
Acreditamos que o melhor cadastro é aquele que atende as necessidades do negócio do cliente, muito além de dados de capa extraídos do TJ. Para tanto, as operações de cadastro mantêm-se em constante capacitação jurídica e entendimento do negócio do cliente, com aprimoramento contínuo dos processos de atendimento, a escuta ativa e aproximação com os clientes, para que a gestão gere constantemente valor, garantindo entregas cada vez mais eficazes e estratégicas.
Qualidade dos Cadastros Judiciais: Compromisso com a Eficiência e a Segurança Jurídica
A qualidade dos dados nos cadastros judiciais é essencial para garantir a validade e a eficiência dos atos processuais e estratégias de atuação no judiciário, evitando erros que possam atrasar ou comprometer o processo. Informações corretas e atualizadas garantem a realização válida dos atos processuais, como por exemplo as citações, intimações, notificações, entre outros, evitando consequências que possam comprometer o andamento da ação. A ausência de controle na qualidade pode causar nulidades processuais, atrasos na elaboração de subsídios, aumento de custos e retrabalho, comprometendo a eficiência e o resultado final do processo.
A eficiência dos processos judiciais depende da qualidade dos dados cadastrados, especialmente em um sistema automatizado, onde erros podem comprometer várias etapas e prejudicar a prestação jurisdicional. Portanto, a análise de qualidade dos cadastros judiciais não é apenas uma questão administrativa ou técnica, mas sim a garantia de uma atuação assertiva, com foco na melhor estratégia jurídica, para gerar o melhor resultado ao negócio do cliente, portanto a qualidade do cadastro é diretamente responsável pelo resultado do processo judicial.
Para assegurar a integridade dos cadastros judiciais, a Finch atua com times multidisciplinares, com know how juridico e tecnológico, com plataforma de gestão tecnológica própria que assegura controles e gestão dos atos, indicadores de produção, indicadores de qualidade e SLA dos clientes, integrações com inúmeros sistemas de clientes, que proporciona validação automatizada dos dados no momento do cadastro, escalabilidade de entregas, atualização periódica das informações, capacitação contínua dos colaboradores e satisfação dos clientes. Nosso jeito único de atendimento com tecnologia + pessoas especialistas, faz do nosso cadastro uma atividade diferenciada que gera valor ao negócio dos clientes.
Abaixo, algumas atividades de Melhoria Contínua que praticamos:
Auditorias e métricas: Auditorias frequentes e monitoramento de métricas (acuracidade, retrabalho, qualidade, TMO), permitindo identificar pontos de evolução, implantar melhorias e agir estrategicamente.
Feedback e evolução: Valorização do retorno de clientes e parceiros, mapeando sugestões para identificar oportunidades de melhoria e fortalecer a parceria.
Capacitação e aprendizado coletivo: Treinamentos frequentes sobre regras de negócio, boas práticas de cadastro e atualizações de produtos, além de promover trocas entre os times para fomentar aprendizado coletivo.
Revisão de fluxos e regras: Garantia da agilidade dos processos por meio da revisão constante de fluxos e regras.
Resultados que vão além do Cadastro
Essa cultura de melhoria contínua reflete diretamente nos resultados da operação: entregas mais rápidas, com assertividade, com altos índices de qualidade e maior satisfação do cliente. Além disso, o time trabalha de forma alinhada, motivada e engajada, com clareza sobre o impacto real do seu trabalho.
Na Finch, sabemos que a excelência não é um ponto de chegada, mas uma jornada. Por isso, nosso compromisso é manter o cadastro em constante evolução, sempre buscando os melhores resultados para nossos clientes.
Cada melhoria que implantamos hoje prepara nosso time para entregar com ainda mais qualidade amanhã. E é essa mentalidade que nos posiciona, a cada dia, como referência em cadastro com tecnologia, inteligência e propósito.
Sobre as autoras
Gabrielle Lacerda Oliveira é Coordenadora de Operações, Certificada em Metodologias Ágeis e Pós-Graduanda em MBA em Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis.
Ana Laura Favaretto é Analista de Operações, Certificada em Metodologias Ágeis e Pós-Graduada em MBA em Negócios Internacionais.