SOFTWARE DESENVOLVIDO PELA FINCH SOLUÇÕES PARA APERFEIÇOAR OS RESULTADOS E AS EFICIÊNCIAS DOS DEPARTAMENTOS JURÍDICOS DAS EMPRESAS É APRESENTADO NO ENCONTRO ENTRE JUÍZES FEDERAIS, NO DIA 9/11, EM SÃO PAULO.

“O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE PROCESSOS” É TEMA DE ENCONTRO DE JUÍZES FEDERAIS
Evento reúne magistrados das Turmas Recursais e dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região

“O impacto da Inteligência Artificial na gestão de processos dos Juizados Especiais Federais” foi o tema da abertura do III Encontro dos Juízes Federais das Turmas Recursais e dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, realizado ontem (9/11) em São Paulo/SP.

O primeiro dia do evento também contou com palestra do professor Flávio Luiz Yarshell sobre “Os efeitos dos precedentes vinculantes nas decisões dos Juizados Especiais Federais (IRDR, repercussão geral, repetitivos e representativos de controvérsia) e o juízo da admissibilidade no âmbito das Turmas Recursais”. 

A mesa de abertura do encontro teve a participação da presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Cecília Marcondes; do coordenador dos Juizados Especiais Federais e das Turmas Recursais da 3ª Região, desembargador federal Sérgio Nascimento; do diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, desembargador federal Carlos Muta; do diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juiz federal Paulo Cezar Neves Junior; do coordenador das Turmas Recursais de São Paulo, juiz federal Herbert Cornelio Pieter de Bruyn Júnior; da presidente do Juizado Especial Federal de São Paulo, juíza federal Katia Herminia Martins Lazarano Roncada; do presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp), juiz federal Bruno Cesar Lorencini; e Valéria Silvestre, representando a Caixa Econômica Federal. 

A presidente do TRF3 destacou a importância do evento e lembrou que a tecnologia já faz parte dos trabalhos da Justiça Federal na transmissão dos julgamentos e nos depoimento por videoconferência. Para ela, o aperfeiçoamento dos sistemas eletrônicos poderá auxiliar a gerenciar e controlar cada vez mais o fluxo dos trabalhos, aumentando a produtividade com qualidade. 

“Esse encontro é uma excelente oportunidade para nós, magistrados da 3ª Região, refletirmos sobre os recursos e desafios que poderão nos levar ao aperfeiçoamento dos serviços dos Juizados Federais e das Turmas Recursais com o intuito de tornar a Justiça Federal mais eficiente, prestando um melhor serviço aos jurisdicionados”, disse. 

O primeiro painel do encontro debateu o tema “O impacto da Inteligência Artificial na gestão de processos dos Juizados Especiais Federais” e teve como palestrantes o advogado Renato Mandaliti; Alexandre Zavaglia Coelho, diretor executivo da Faculdade de Direito – IDP; Marcos Florão, diretor da Softplan; e o juiz federal Cayo Moysés de Lima como debatedor. 

Segundo Marcos Florão, estamos vivendo a 4ª Revolução Industrial, que terá um impacto transformador maior do que as anteriores e “precisamos estar preparados para aproveitar tudo que ela está trazendo”. Também defendeu que a inteligência artificial não substituirá as pessoas, mas sim irá potencializar a capacidade de produzir. 

Renato Mandaliti apresentou a experiência do setor privado na utilização da inteligência artificial e automação. Durante a apresentação, destacou um software desenvolvido pela Finch Soluções para aperfeiçoar os resultados e as eficiências dos departamentos jurídicos das empresas. Com o sistema, é possível prever a probabilidade de ter uma decisão favorável no Poder Judiciário. 

Zavaglia apontou como a tecnologia pode nos ajudar no dia a dia para potencializarmos nossas decisões. Para o professor, o grande desafio é tratar questões de privacidade a partir da tecnologia. 

O juiz federal Cayo Moysés de Lima refletiu sobre como incorporar a tecnologia nas atividades do Poder Judiciário. O evento prossegue na sexta-feira (10/11) no auditório do Juizado Especial Federal de São Paulo com reuniões temáticas e a plenária.

Finch Soluções participa de encontro de Juizados Federais

Clique aqui e leia a matéria no portal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.